Cuidados Com os Pés no Inverno

Cuidados Com os Pés no Inverno


Chegou o outono, com ele o friozinho, ou seja, é tempo de deixar as sandálias, rasteiras e chinelos no armário e desfilar as botas, coturnos e sapatos fechados.
Durante os meses frios do inverno, os nossos pés ficam escondidos em sapatos fechados, e por conta do esforço a que são submetidos diariamente, os pés ficam mais suscetíveis às patologias desta estação. A moda feminina dos saltos altos e bicos finos contribui para agravar os problemas de calos e unhas encravadas.
Cuidar dos pés não é apenas uma questão de estética, mas sim de preocupação com a saúde e o bem estar físico. Apesar da intensa procura por cuidados especializados no verão, quando os pés ficam à mostra, é no inverno que os fungos e outros germes comprometem a saúde.
Mesmo nos mais finos sapatos também cabem micoses, frieiras, calos e “cantinhos” de unhas que machucam (e muito), desacostumados com o espaço tão restrito agora enfrentado após longa temporada de folga e conforto dos calçados abertos.

“Esquecer de cuidar dos pés no frio é agravado por outras características do inverno”, afirma o coordenador do curso universitário de podologia da Universidade Anhembi Morumbi, Armando Bega. Primeiro porque após o banho quente muitas pessoas correm para colocar as meias e proteger os pés do frio antes de secar bem a região. O resultado são mais fungos, bactérias e frieiras. Além disso, lembra ele, o uso de calçados muito fechados faz com que os pés transpirem e o ambiente úmido é ideal para micoses.
“Sem contar que nessa época do ano, as pessoas andam mais curvadas e na defensiva por causa da temperatura mais fria. Se elas já tiverem algum problema postural, o calçado errado e um pé mal cuidado aumentam os episódios de dores lombares, dores no joelho e até dor de cabeça”, explica o professor.

 

DICAS

1) Mantenha uma boa higiene nos pés. Lave-os diariamente com sabonete neutro suave e esfregue-os (em especial os cantos das unhas) com uma escovinha macia e seque-os bem antes de colocar a meia. Enxugue cuidadosamente entre os dedos.

2) Dê preferência a meias de algodão. Elas são ideais para permitir que o pé respire. Se não for possível usá-las (qual mulher vai usar sapato de salto com meia de algodão?), higienize bem os pés após descalçá-los.

3) Aplique, pelo menos uma vez ao dia, um creme hidratante de boa qualidade nos pés, massageando-os suavemente e evitando a aplicação do creme entre os dedos.
Nas unhas, passe um óleo de cravo a cada três dias para protegê-las.
4) Mesmo no inverno, procure um podólogo ao menos uma vez ao mês. Em casa, não cutuque as unhas e não corte os cantos delas (prefira o corte quadrado).


Encontre saúde.

Conheça a HELPFEET.

Comentarios