O que é Podologia?

A Podologia é a ciência que tem como principal foco, o estudo profundo dos nossos pés. Bases do nosso corpo, os pés são pequenas plataformas que nos suportam e se movimentam, nos dando a oportunidade de: ir, vir, pular, chutar, correr, saltar, dançar, enfim, de exercer inúmeras atividades que exijam movimento.

O podólogo é um profissional que atua na área da saúde e sua formação lhe dá capacidade para tratar de casos em diferentes níveis de patologias. Conhecimento, atualização e, principalmente, estudo são os principais aliados do podólogo no decorrer da sua profissão. A atividade da podologia não substitui nenhum componente avançado da área médica, mas é um auxiliar muito importante na classificação dos sintomas de patologias sérias nas áreas de ortopedia, dermatologia, angiologia, endocrinologia e outras.


A Helpfeet

A Helpfeet

A HELPFEET Podologia, como diz o próprio nome, é um consultório dedicado a podologia, concebido especialmente para cuidar dos seus pés, bem como da sua saúde, tem por objetivo o bem-estar do paciente, proporcionando-lhe uma melhor qualidade de vida, através dos cuidados aos seus pés.

Com equipamentos, e procedimentos sempre atualizados, de última geração, seguindo protocolos de biossegurança hospitalar e avaliação individualizada, a HELPFEET Podologia conta ainda, com a experiência da podóloga Vera Lúcia, que atua na área da saúde há mais de 10 anos e irá lhe receber em ambiente climatizado, bem como simpatia e disponibilidade no atendimento.

Tratamentos

Tenha seus pés com a sensação de um pé novo a cada sessão de tratamento na HELPFEET Podologia, proporcionando, uma agradável sensação de bem-estar, conforto e alívio. Pés saudáveis, com excelente aparência estética, hidratados, livres de fungos e micoses.

Tratamento Tradicional

Corte técnico das unhas, assepsia, remoção de calos e hidratação simples.

Tratamento com Órteses

Correção da curvatura das unhas com uso de aparelho ou fibra de memória.

Unha Encravada

Remoção da parte encravada, tratamento da infecção e curativo.

Peeling Plantar

Remoção de calosidades, esfoliação e hidratação simples.

Tratamento com Laser

Laserterapia.

Cauterização de Verrugas

Remoção de verruga plantar (olho de peixe) através de cauterização.

Hidratação para os Pés I

Hidratação profunda com cremes e óleos para os pés.

Hidratação para os Pés II

Hidratação profunda com parafina quente para os pés.

Reflexologia

Massagem relaxante para os pés.

SpaFeet I

Tratamento tradicional + hidratação para os pés.

SpaFeet II

4 sessões hidratação para os pés + creme hidratante para manutenção.

SpaFeet III

Tratamento tradicional + reflexologia.

PODOPATIAS

Na HELPFEET Podologia, você receberá um tratamento diferenciado e seus pés receberão toda a atenção e cuidado que eles merecem.

Biossegurança Hospitalar

A HELPFEET Podologia preza pelo bem estar e segurança dos seus pacientes.

A podóloga Vera Lúcia, segue um conjunto de ações e atividades de biossegurança hospitalar, além de dispor de modernos equipamentos de esterilização e descarte, tudo para oferecer aos pacientes os mais rígidos padrões de atendimento na saúde.


A cada atendimento, todos os materiais descartáveis, assim como os reutilizáveis, são substituídos. Todos os materiais descartáveis (luva, toca, máscara, etc.) são dispensados em sacos de lixo apropriados, já os descartáveis perfurocortantes, são dispensados em caixas apropriadas para acondicionamento destes materiais.


Os instrumentos reutilizáveis são lavados com detergente enzimático, em uma cuba ultrassônica e esterilizados em autoclave em envelopes descartáveis, os quais são abertos no início de cada procedimento.

Biossegurança

Nossas Especialidades


Pés Diabéticos

Para evitar todo e qualquer transtorno nos pés diabéticos, o paciente deve ter um correto e periódico acompanhamento podológico para a prevenção de possíveis complicações, não só mediante consulta com um profissional especializado, mas também com a ajuda dos familiares ou pessoas que com os diabéticos convivam.

Pés Diabéticos

A podologia é considerada de extrema importância para a prevenção e o tratamento das patologias dos diabéticos.

Em todo atendimento é realizada uma avaliação nos pés para a identificar a eventual presença de unha encravada ou deformada, fissuras, bolhas, calosidades. Outro aspecto a ser verificado é se o calçado produz pontos de atrito, pressão plantar excessiva ou desgaste irregular.

Pés Esportistas

Além de proporcionar a saúde e o bem-estar dos pés, a podologia esportiva busca minimizar o atrito que os pés dos atletas sofrem durante as competições, dependendo da modalidade esportiva e do tipo de calçado usado.

Pés Esportistas

A prática desportiva submete o pé a imensas pressões, que podem resultar em lesões importantes. Acompanhar e fazer o diagnóstico precoce, assim como evitar complicações que afetem a biomecânica do pé, são atitudes indispensáveis para uma saudável prática desportiva.

Podologia Infantil

A podologia infantil, assegura um crescimento correto e prevenção de possíveis disfunções que possam surgir ao longo dos anos. Além do cuidado diferenciado que trata o problema com técnica específica para cada situação.

Podologia Infantil

Unha encravada em crianças é muito mais comum do que se pensa, causado sobretudo por conta de cortes irregulares da unha, calçados e roupinhas justas ou constante atrito do pezinho no bebê-conforto, cadeirinhas e carrinhos.

Além disto, é comum também que as crianças herdem dos seus pais algum problema nos dedinhos.

PERGUNTAS FREQUENTES

Neste espaço registramos as dúvidas mais frequentes acerca da podologia.

Aproveite e faça sua pergunta que teremos o prazer em responder.

A cutícula é um tecido que tem a finalidade de proteger a unha e a ponta dos dedos. Quando a cutícula é removida, estamos retirando o que seria um cordão de isolamento do nosso dedo. Ficando o caminho livre para os microrganismos penetrarem, assim como a umidade e, facilitando assim o surgimento de lesões tanto nos dedos como na matriz da unha. É importante que se diga que uma vez atingida a matriz da unha, não há mais tratamento para a restauração daquela unha. Por isso não se deve retirar a cutícula das unhas, principalmente dos pés que estão muito mais vulneráveis a lesões.

Para evitar unhas encravadas, você deverá aparar suas unhas em linha reta e arredondar ligeiramente as bordas seguindo o seu formato natural.

A unha encravada, muitas vezes é o resultado de corte incorreto quando se corta muito nas laterais. A lateral da unha vai emborcar e entrar na pele, causando muita dor e inflamação. Sapatos que são demasiadamente apertados ou curtos também podem provocar unhas encravada.

Pessoas com diabetes são propensas a terem vários problemas nos pés. O portador tem danos nos nervos (neuropatia) e circulação podendo surgir problemas de distúrbios na pele, unhas, nervos, ossos, músculos e vasos sanguíneos. Prevenir possíveis machucados com o auxílio de um podólogo, realizar o corte correto das unhas é indispensável. É extremamente recomendado que o diabético visite o podólogo frequentemente.

O Pedicure cuida basicamente do embelezamento dos pés: tira a cutícula, pinta as unhas, lixa. O Podólogo é responsável pela saúde das unhas, dos tornozelos e dos pés do ponto de vista da patologia e anatomia. O cuidado que o podólogo precisa ter com o instrumental é o mesmo do material hospitalar, com o uso de autoclaves para esterilização e material descartável. Além disso, eles são obrigados a ter um termo de responsabilidade, assim como os médicos e dentistas. Para exercer a profissão, é necessário ter nível médio técnico em podologia ou graduação superior passando a ser podologista.

Os calos se formam nos dedos e na região plantar por causa do uso contínuo de sapatos apertados e principalmente os de bico fino. O osso pressiona a pele que entra em atrito com os sapatos. A camada superficial da pele engrossa, pois trata-se da defes natural do organismo.

Tem tratamento sim na podologia com desbastamento e hidratação. Eventualmente, pode ser necessário o uso de protetores. Trocar o tipo de sapato pode ajudar também.